Mato Grosso, Domingo, 12 de Maio de 2024     
Novo Portal
Docente da Unemat ministra curso na 56ª SBPC
Resultados de investigação de ambiente contaminados por poluentes da indústria do couro, lixões e pe
Docente da Unemat ministra curso na 56ª SBPC
21/07/2004 16:33:42
por Coordenadoria de Comunicação Social

A utilização de técnicas geofísicas desenvolvidas por meio de tecnologia de ponta para detectar a contaminação da água subterrânea por componentes poluentes da industria do couro, é uma das abordagens apresentadas pelo professor de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, Campus Jane Vanini em Cáceres, Luiz Fernando Jorge da Cunha, em mini-curso ministrado na 56ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC realizada em Cuiabá durante esta semana.

O propósito do mini-curso é apresentar a caracterização dos fundamentos da investigação geofísica para professores, pesquisadores das áreas de Física, Biologia e Química e pessoas e órgãos voltados à conservação ambiental.

A participação do professor ocorre em conjunto com a dos docentes da UFMT, Fernanda Marcielli e Mário José Pereira que apresentam resultados de investigação de ambientes contaminados com rejeitos sólidos, como lixões e de áreas agrícolas que sofreram a ação de pesticidas.

O trabalho de investigação foi desenvolvido, segundo Fernando Cunha por meio de métodos não invasivos com uso de aparelhos que trabalham com ondas sobre a superfície do solo.

O curso está acontecendo a partir de hoje, (20.07), das 7:30 ás 9:30 na sala 07 do Bloco da Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis e se estenderá até a próxima sexta-feira.

Artigos

A participação do professor da Unemat na SBPC também é marcada pela socialização de dois artigos científicos resultados de trabalhos desenvolvidos pelo pesquisador nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, e em conjunto com outros estudiosos, no município de Santo Antônio do Leverger. Este último apresentado ontem, (19.07) sob o título de Simulação do Conteúdo de Água no Solo em uma Cultura de Algodão teve como objetivo avaliar o desempenho de um modelo matemático na simulação do conteúdo de água no solo com plantio de algodão em uma área do cerrado.

O outro trabalho será apresentado hoje (20.07) às 16 horas e trata da Presença de Resíduos Tóxicos Provenientes de Curtume na Água Subterrânea. Desenvolvido em conjunto com o professor da UFMT, Shozo Shirawa, o artigo é resultado de um estudo realizado em duas áreas de rejeitos do lodo de curtume.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24700 | Impressões: 140312
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada